Dicas
Psicologia das Cores: Como escolher os tons perfeitos para sua casa
7/3/2023
Você já ouviu falar sobre a psicologia das cores?
Segundo a semiótica, as cores nos impactam de maneiras diferentes dependendo de seu tom e intensidade, além de fatores culturais. Vale a pena levar isso em consideração na hora montar a decoração da casa e usar as cores a favor do nosso bem-estar. Veja o que cada tom significa e qual o melhor lugar para usá-lo:
Amarelo
Uma cor que várias agências de publicidade utilizam, por estimular a criatividade e a comunicação. O amarelo é ideal para ambientes de lazer comuns, por exemplo a churrasqueira, quintais, varandas gourmets, piscina, salas de estar e de TV. Outra opção, caso não queira usar em grandes partes dos cômodos, é apostar em detalhes fortes, como na porta.
Verde
Verde é um meio-termo entre cores fortes, como o laranja e o vermelho e as cores frias, como os tons de azul. Mas é ideal para dar uma equilibrada nas emoções e nos sentimentos. Ela também transmite
frescor, suavidade e relaxamento, está presente em muitos projetos arquitetônicos e pode ser usada em espaços de home-offices, salas de estudo, consultórios médicos e salas de espera. Mas por outro lado, quando se usa tons de verde mais escuros, deixa de trazer a mensagem de suavidade para o ambiente e torna a sensação de estabilidade e força.
Vermelho
O vermelho além de estar ligado ao estresse e a irritação, a cor está relacionada ao calor e aos estímulos, por isso é necessário um cuidado especial ao escolher o ambiente que ela será utilizada. Alguns tons de vermelho mais intensos, devem ser evitados em cômodos nos quais as pessoas permanecerão por um longo período, pois pode gerar sensações de aborrecimento e impaciência. Ah, essa cor não é indicada para se utilizar em cozinhas, copas e salas de jantar, pois gera o estímulo de apetite, podendo causar um consumo exagerado de alimentos.
Laranja
Os tons claros da cor laranja expressam criatividade e bem-estar. Já os escuros enfatizam as sensações de insegurança, medo e desamparo. Outro ponto interessante é que a cor laranja está associada à gastronomia, pois contribui para uma digestão fácil e rápida, já que lembra alimentos de sabores agradáveis. Os ambientes sociais se adequam mais à cor, uma vez que estimula a diversão: salas, cozinhas, bares e salões de festas.
Conteúdos relacionados
Dicas
Mercado Imobiliário
Como manter seu imóvel valorizado desde a compra
1/11/25
Comprar um imóvel é um grande investimento - e com as estratégias certas, ele pode se valorizar ainda mais com o tempo. Descubra no post como proteger e aumentar o valor do seu patrimônio.
Ler artigo
Dicas
Cotidiano
5 pilares para quem quer morar com qualidade de vida
1/9/25
Na Spitaletti, cada projeto é pensado para unir praticidade, bem-estar e conexão com o que realmente importa. Nosso compromisso é criar soluções completas, valorizando o entorno, o estilo de vida e a experiência de morar. Conheça os 5 pilares que transformam essa visão em realidade.
Ler artigo
