Construção

Tipos de piso para cozinha

21/3/2023

Tipos de piso para cozinha

Na hora de escolher o melhor piso para cozinha, existem diversos tipos de materiais disponíveis no mercado. Entre as principais soluções estão o porcelanato, a cerâmica, o ladrilho hidráulico, o piso vinílico, a madeira, o mármore e o granito.

1. Porcelanato

O porcelanato é daqueles pisos que deixam a cozinha elegante e imponente. Além disso, saiba que esse material é resistente à água, respingos de gordura e ao desgaste causado pela circulação de pessoas.

Para esse ambiente, o mais indicado é o porcelanato esmaltado, que é encontrado na versão brilhante, acetinado ou polido.

2. Piso cerâmico (ou cerâmica)

O piso cerâmico é considerado por muitos o melhor piso para cozinha, sendo também uma opção mais barata, ideal para quem não quer gastar muito.

E eles não ficam devendo nada quando comparados com qualquer outro tipo de piso para cozinha, já que o piso cerâmico possui uma incrível variedade de modelos, que atendem aos mais diversos gostos e estilos, além de apresentar vários tamanhos e preços diversos.

3. Ladrilho hidráulico

Para quem quer deixar o ambiente com aquele aconchego da casa da avó, esse tipo de piso pode ser usado em toda a extensão da cozinha ou para compor apenas um detalhe da decoração.

As peças do ladrilho hidráulico são feitas com pó de mármore e cimento, além de apresentar combinações de desenhos e cores.

Sem contar que esse tipo de piso para cozinha é bem resistente e requer impermeabilização com resina, já que ele é um material poroso. No dia a dia, a limpeza é feita apenas com pano úmido.

4. Piso vinílico

O piso vinílico é composto por PVC, sendo vendido em mantas, réguas ou placas.

A vantagem é que esse material é fácil de aplicar, gera isolamento térmico e acústico e tem alta durabilidade. Após instalado, o trânsito de pessoas já é liberado.

A higienização também é muito simples, basta usar um pano úmido e detergente neutro.

5. Madeira

Entre os melhores pisos para cozinha, a madeira é, certamente, sempre uma boa opção. Esse material agrega ainda mais charme aos ambientes, deixando o espaço muito aconchegante.

Além disso, para quem adora aquela ideia de rusticidade, o piso de madeira é a melhor escolha.

Além de todo o seu charme, a madeira é um material resistente e durável e, para a manutenção, você deve protegê-la com acabamento de resina, para não absorver água, detritos ou gordura.

6. Mármore e granito

O mármore é sinônimo de sofisticação e muito associado à riqueza, sendo considerado o melhor piso para cozinha.

Quando comparado ao porcelanato e ao piso cerâmico, esse material tem um toque mais luxuoso e resistente.

O mármore e o granito oferecem uma variedade de tons nas pedras e, por serem revestidos de pedras naturais, apresentam desenhos únicos.

O mármore requer cuidado em alguns aspectos: é escorregadio se molhado, pode manchar ou sofrer arranhões facilmente e, caso seu piso não esteja selado adequadamente com um produto químico de vedação, pode ser danificado se estiver contato com líquidos ácidos, como molhos e sucos de frutas.

Já o granito é uma boa alternativa ao mármore: é mais em conta, menos poroso – e, portanto, não mancha com tanta facilidade – e resiste mais a arranhões.

7. Cimento queimado

No ranking do melhor piso para cozinha, o cimento queimado também ganha destaque. Esse material é feito com cimento, areia e água, fazendo dele uma opção mais barata quando comparado com outros tipos de revestimento.

Quando o assunto é estética, o cimento queimado é um material usado para quem deseja dar aquele toque rústico e moderno ao ambiente.

Mas é importante ter cautela ao escolher esse tipo de piso, pois, quando instalado de forma inadequada, pode apresentar trincas.

8. Piso epóxi

Uma das grandes vantagens desse tipo de revestimento é a facilidade de limpeza, além de ser muito resistente e possuir alta durabilidade.

A desvantagem do piso epóxi é que ele é um material mais caro e nem sempre é fácil encontrar profissionais que fazem a aplicação desse revestimento em espaços menores.

9. Pastilhas

As pastilhas também estão entre os melhores pisos para cozinha, principalmente por conta da sua alta resistência.

O melhor é que você pode brincar na composição das pastilhas, usando uma mesma cor ou fazendo a combinação de várias tonalidades, deixando o ambiente mais descontraído.

Curtiu?! Então compartilhe com os amigos e a família! :)

Voltar a página anterior

PRÓXIMA LEITURA

PRÓXIMA LEITURA

Como escolher o imóvel ideal para a sua família

Ver conteúdo

Conteúdos relacionados

Construção

Conheça os benefícios de morar em Condomínios Clubes

11/7/24

Descubra todas as vantagens que os condomínios clubes oferecem aos moradores. São diversas áreas de lazer para quem busca um estilo de vida completo.

Construção

Breve Lançamento Royal Barueri | Refúgio urbano com design neoclássico

1/6/24

Conheça o Royal Barueri, breve lançamento da CNA Spitaletti, com localização estratégica e apartamentos que oferecem conforto, design e sofisticação.

Construção

5 fatos sobre os móveis planejados

Já falamos sobre como planejar uma reforma sem estresse em seu apartamento (post que você pode conferir aqui), então vale lembrar que a última etapa é pensar em como os móveis farão parte da composição dos elementos da sua casa. Entre os modulados (que você pode comprar nas lojas) e os planejados, hoje falaremos do segundo.