Dicas

3 dicas para iluminar ambientes com pouca luz natural

19/1/2023

Em muitas casas e apartamentos, alguns espaços contam com pouca luz natural, seja por falta de janelas ou por pouca incidência da luz solar do dia. Normalmente, estes ambientes são os mais desafiadores na hora de decorar e escolher um estilo para contemplar com a luz em todos os cantos.

Estes ambientes tornam-se um desafio porque parecem lotados com maior facilidade, e nem sempre as cores e os designs dos objetos em geral são valorizados com uma claridade limitada.

Muitas vezes parece impossível iluminar alguns ambientes, mas é por isso que nós da CNA Spitaletti separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Acompanhe!

Aposte em cores mais claras.

Um dos principais macetes para clarear um ambiente sem ser com a luz natural é usando cores claras na decoração. Tais cores fornecem mais brilho e, até mesmo, espaço para qualquer lugar onde não tenha muita iluminação.

Para começar, você pode apostar que as paredes sejam pintadas de branco ou em algum tom pastel. Estas devem ser protagonistas do seu espaço, pois são as partes maiores a receberem o tom claro.

O mesmo acontece com a cor dos móveis. Caso seja possível, escolha branco ou um tom pastel para que haja mais luminosidade. Além disso, um espaço com cores claras transmite a sensação de um ambiente agradável e de paz. É atemporal e você não se cansará desta gama de cores.

Isso não quer dizer que todo seu ambiente precisa ser completamente branco. Você pode incluir outros elementos em tons escuros, como lençóis na cor cinza ou outros objetos com cores de destaque, como amarelo, azul ou de outro tom do seu agrado.

Faça bom uso dos espelhos
Usados para ampliar espaços, os espelhos podem fazer as vezes das janelas. É claro que o efeito é bem diferente da abertura na alvenaria, mas ele reflete pontos de luz indireta, brincando com a perspectiva e a profundidade e favorecendo o layout do cômodo.

Se a moldura do espelho for de cor clara, ela irá projetar melhor a luz. Dependendo do ambiente que você quer iluminar, poderá escolher um quadro que incorpore pequenas lâmpadas ou barras de luz.

Use um pouco da luz artificial
Não tem jeito: algumas dicas podem ser fundamentais para te ajudar a encontrar a iluminação perfeita, mas você também irá precisar apostar na luz artificial para iluminar seus ambientes.

Aqui, independente do espaço, é recomendável distribuir os pontos de luz por todo o ambiente. Por isso, uma das melhores opções são as lâmpadas, pois permitem que a luz seja distribuída por todas as áreas.

Outra opção é instalar uma lâmpada central e completar a iluminação com outros elementos, como candeeiros de pé. Dessa forma, é possível criar vários ambientes e, ao mesmo tempo, a luz ficará bem distribuída.

Em relação ao tom da luz, é aconselhável que, se for um espaço com pouca luz natural, instalemos lâmpadas brancas. Elas oferecem uma maior quantidade de luz e, ao mesmo tempo, darão uma sensação de amplitude e maior luminosidade.

Agora, viu como ficou mais fácil de tornar qualquer ambiente mais iluminado, mesmo sem a luz natural? Então, siga as nossas dicas e depois conte para nós como ficou o seu espaço!

Voltar a página anterior

PRÓXIMA LEITURA

PRÓXIMA LEITURA

Dicas para Quarto Infantil

Ver conteúdo

Conteúdos relacionados

Dicas

Como escolher o imóvel ideal para a sua família

1/5/24

Descubra como encontrar o lar ideal para sua família levando em considerações ponto importantes na hora de tomar a decisão.

Decoração

Dicas

Pia de Banheiro de Mármore: o que pode substituí-la?

14/3/24

A pia de banheiro é mais do que apenas uma peça funcional; ela pode ser uma expressão de estilo e gosto. Entre as opções luxuosas, a pia de mármore destaca-se pela sua delicadeza atemporal. No entanto, há um mundo de alternativas esperando para serem exploradas por aqueles que querem inovar, sem gastar muito. Confira!

Decoração

Dicas

Decoração de Natal Aconchegante DIY

5/12/23

Com um toque de criatividade e alguns truques inteligentes, é possível transformar seu espaço em um refúgio natalino acolhedor. Nesta matéria, vamos explorar algumas ideias encantadoras para decorar seu apartamento neste Natal!